sábado, 9 de outubro de 2010

XI Reunião Bimensal - APL TI de Londrina e Região

XI Reunião Bimensal do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e Região (APL TI Londrina), marca lançamento do ISS Tecnológico em Londrina.

No dia 25 de setembro de 2.010, na sede do SEBRAE Londrina-PR, realizou-se o encontro do setor de Tecnologia da Informação (TI) londrinense. Realizado bimensalmente com as empresas do APL de TI de Londrina e Região, entidades, instituições de ensino e governo.
A reunião foi aberta pelo Sr. Joel Franzim Junior, Consultor do SEBRAE, que destacou o que é o nosso APL de TI de Londrina e região, bem como suas importantes ações desde 2006.
Tiveram a palavra, o Presidente da CODEL - Sr. Kentaro Takahara, o Presidente do Sindicato de Empresas de Informática do Norte do Paraná (SEINORP), Sr. Gilmar Machado, o representante da seccional da ASSESPRO PR, Sr. Jeison Arenhart de Bastiani, o Presidente da CINTEC, Sr. Carlos Henrique Barbosa Kasuya e o Presidente do APL de TI de Londrina e Região - Gestão 2.010/2.012, Sr. Lucio Kamiji.
Todos falaram de suas entidades, seus planejamentos e ações efetivas em prol do setor de TI e reforçaram o bom momento que o setor vivencia com todas estas entidades envolvidas e comprometidos com a visão do APL de TI de Londrina e região.
A reunião foi marcada também pela palestra sobre a lei do “ISS TECNOLÓGICO”, do Diretor de Ciência e Tecnologia da Codel e primeiro presidente do APL de TI de Londrina e região, Sr. Marcus Friedrich von Borstel, um dos que auxiliou na elaboração deste projeto de lei do executivo.
Na reunião, os mais de 40 empresários de TI de Londrina, tiveram condições de conhecer na integra a importância desta Lei, que vai destinar 1 milhão de reais de incentivo neste primeiro ano.

Joel Franzim Jr - Abertura da Reunião

"ISS Tecnológico"
Este assunto surgiu durante as reuniões da Governança do APL. Como toda ação estratégica do APL, criou-se um grupo de estudos formados por membros da Governança que foram pesquisar com consultores e visita a Curitiba para entender mais sobre a Lei que já estava em vigor. Este projeto teve apoio de diversas entidades, dentre elas a ACIL, SEBRAE, SENAI, UniFil, FIEP, Fórum Desenvolve Londrina, CMCTi, dentre outras que viram de alguma forma benefício para as empresas prestadoras de serviços do nosso município. Este trabalho ganhou corpo quando o Prefeito Barbosa Neto assumiu a prefeitura de Londrina e investiu no cargo de Diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL, nosso ex-Presidente do APL de TI, Gestão 2.006/2.009. O projeto de Lei foi construído para atender prestadores de serviços do município de Londrina, visto que o interesse da prefeitura é que esse recurso financeiro seja movimentado dentro do município. O projeto de Lei então foi elaborado e o Prefeito encaminhou para a Câmara de Vereadores no dia 2 de junho de 2.010, que posteriormente votados, em primeira discussão no dia 26 de agosto e em segunda discussão, no dia 31 de agosto, ambas votações com 100% de votos favoráveis ao projeto. Os nossos vereadores conseguiram visualizar o real benefício desta Lei que o executivo e as entidades encaminharam e endossou este projeto sancionando-o em 15 de setembro de 2010. Agora a Prefeitura de Londrina está regulamentando esta Lei. Segundo Sr. von Borstel deverá estar concluída no mês de outubro e no mês de novembro, as empresas poderão submeter os projetos de inovação para o seu negócio. Provavelmente, no mês de dezembro as empresas já poderão estar usufruindo deste importante benefício. Este assunto está sendo proposto como um dos temas para a reunião do dia 22/10/2010 das 8h às 18h que será realizado no SEBRAE com os Líderes do APL de TI de todo estado do Paraná. Este tema poderá promover leis semelhantes de incentivo em outros municípios para beneficiar o Setor de TI e prestadores de serviços do estado do Paraná.

Marcus Friederich von Borstel - Apresentando a Lei

O APL de TI de Londrina e Região
É uma entidade representativa que surge onde existe um agrupamento significativo de empresas do mesmo setor, segundo estudos realizados pela UEL em 2.006 apontou este Arranjo Produtivo Local, assim foi iniciado diversas ações e o SEBRAE teve um papel importante nos trabalhos iniciais para estruturação do APL e para chegar no que está hoje, completando o seu quarto ano de existência. Das 140 empresas de Londrina e Região, cerca de 60 participam e se beneficiam das ações diretas do APL. Trinta destas, participam ativamente da Governança do APL de TI.
O APL é uma entidade deliberativa de ações estratégicas para o setor de Tecnologia de Informação, sendo que a execução é realizada pelas entidades, instituições de ensino e o próprio governo. O APL de TI de Londrina, desde o início, reúne-se semanalmente todas as sextas-feiras das 7h30 às 9h30 no SENAI de Londrina. Durante estes últimos 4 anos, os membros da Governança já dedicaram mais de 2.500 horas de reuniões e conta, em média, com 25 empresários do Setor de TI regularmente nestas reuniões. Demonstrando dessa forma, grande interesse de estar contribuindo e usufruindo das ações que o APL pode promover para o bem do setor no município e no estado.

Rede APL de TI do Paraná
Com o surgimento e a organização do APL de TI de Londrina, outras regiões motivaram-se em ter seu APL. Então foram organizadas mais 5 APL's de TI: Curitiba, Maringá, Pato Branco, Cascavel e Ponta Grossa. Com o objetivo de criar ações comuns e fortalecer as empresas do setor de TI do estado do Paraná, foi criado reuniões dos Líderes de APL, onde se discute ações comuns dentro do estado.
Já foram realizados 7 encontros de líderes do APL, sendo que a última foi no Município de Pato Branco onde mais 60 lideranças participaram.
No mês de outubro, na sexta-feira, dia 22, coincidindo com a semana nacional de ciência e tecnologia (SNCT), Londrina estará sediando o VIII Encontro da Rede APL de TI do Paraná. Este encontro está sendo organizado por uma comissão organizadora do APL de TI de Londrina e Região e estamos estimando que comparecerão mais de 80 empresários do setor de TI de todo Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário