sábado, 9 de outubro de 2010

Para que serve a Modelagem de Negócios?

No RUP (Rational Unified Process) a Modelagem de Negócios (MN) é uma disciplina opcional no processo de desenvolvimento de software. Entretanto, trata-se de uma importante ferramenta que faz com que a equipe técnica e de negócios consigam alinhar as estratégias de negócio com as estratégias da Tecnologia da Informação (TI). A MN faz com que a equipe técnica consiga desenvolver soluções que atendam a real necessidade do negócio, afinal de contas qual é o problema a ser solucionado com o software a ser construído?

Com este intuito, esta disciplina auxilia você a construir uma solução que seja aderente aos processos de negócio e identifica de quem é ou era a responsabilidade pela atividade/tarefa automatizada. A MN pode ser utilizada de diversas formas, uma delas é o mapeamento dos processos da empresa em estudo. Este mapeamento serve para você direcionar uma solução de acordo com o desejo que a empresa em estudo deseja realizar com a automação ou a reengenharia do processo. Dependendo do que deseja atingir, elabora-se cenários onde busca atender esses desejos que foram explicitados no início do estudo. Com estes cenários em mãos, a empresa demandante pode escolher o que melhor lhe convier.
A MN proposta no RUP utiliza a UML para facilitar o entendimento dos processos de negócio e propõe diversos documentos padrões que podem ser utilizados nesta disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário