domingo, 31 de outubro de 2010

Governança Corporativa - Adotem logo

Desde 2.005 venho pensando neste tema e agora parece que está começando a tomar corpo. Pesquisando o site do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corportativa) fui surpreendido pelo tempo que já existe este instituto, há pelo menos 15 anos. Acredito que isto se deve ao fato de nunca ter observado esse assunto antes deste ano, pois já deve ter acontecido com todos que ao adquirir um determinado carro e a partir daí começa a perceber que existem diversos carros da mesma marca e modelo ao seu redor. 
Segundo IBCG, "Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade." Quanto ao conceito é evidente que trata-se de uma excelente forma de agregar valor ao negócio, visto que se preocupa com a direção e monitoramento de sociedades envolvendo todos os stakeholders, cuja a finalidade é permitir que esta sociedade tenha uma longevidade muito além do que podemos imaginar devido a facilidade de acesso ao capital para sua manutenção. 
Para chegar a este patamar o IBCG prima por quatro princípios básicos de Governança Corporativa que são: - Transparência; - Eqüidade; - Prestação de Contas; e - Responsabilidade Corporativa. Cada um desses princípios por si só já dizem muito, pois "transparência" é um princípio que qualquer pessoa envolvida deseja seja num pequeno ou grande grupo. A "eqüidade" diz respeito a igualdade e justiça, princípios estes que qualquer interessado deseja e almeja. A "prestação de contas" é o mínimo que se espera quando fala-se em respeito pelo próximo, e finalmente o princípio da "responsabilidade corporativa" que é o comprometimento de todos com os resultados esperados.
Fiz uma pesquisa no oráculo do google para saber quantos sites falam sobre o tema "Governança Corporativa" e produziu o seguinte resultado "Aproximadamente 202.000 resultados (0,14 segundos)", não é nem necessário falar da importância deste tema. Como todo conceito que surge leva-se tempo até que todas as pessoas absorvam e comecem a utilizar em seus negócios.
A figura 1, mostra uma estrutura organizacional que contempla a "Governança Corporativa" em seu DNA, neste caso trata-se da Petrobrás, nada mais e nada menos que a maior empresa brasileira.
 Figura 1 - Estrutura Organizacional da Petrobrás (fonte: http://www2.petrobras.com.br)

Uma estrutura organizacional faz parte da "Arquitetura Corporativa" para atender a "Governança Corporativa", pois a arquitetura de negócio, de informação e de tecnologia com a sua diversidade de recursos e processos devem estar organizados de forma transparente para os stakeholders.
O dia-a-dia de um processo de gestão fica muito melhor quando são adotados as práticas da "Governança Corporativa". Considerando esses conceitos iniciais nos leva a crer que os princípios adotados faz com que a gestão seja muito mais transparente e conseqüentemente tenha mais credibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário