sábado, 9 de outubro de 2010

Requisitos, eis a questão...

A disciplina de requisitos é uma das mais importantes no processo de desenvolvimento de software, porque é através dela é que a equipe técnica e os agentes que receberão o produto a ser construído conseguem alinhar um quesito muito importante da qualidade, que é o de atender as expectativas de todos os envolvidos. Muitos profissionais fala muito sobre isso, mas na hora de formalizar cria uma grande barreira jogando a culpa no fator prazo de entrega do produto final. Vem aquelas questões tradicionais: "os usuários querem receber a solução amanhã", "estamos perdendo cliente pela falta desse recurso", "o patrão mandou e preciso que me entreguem isso no máximo até a próxima semana". Pois é, será que isso realmente são coisas que devem ser atendidas sob pena da empresa amargar com investimentos mal aplicados, porque muitas dessas soluções imediatistas nem sempre é uma solução aderente a sua estratégia de negócio.

Tenho presenciado em muitos locais onde passo, pais e mães de módulos e até sistemas completos, que as empresas e os próprios desenvolvedores ficam reféns de tal situação. Tudo isto porque faltou ter um processo na qual os requisitos sejam efetivamente registrados e controlados (gerenciados).
Apesar de existirem classificações de requisitos definidos pelo IEEE (Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) e normas ISO (International Standartization Organization) que trazem estas especificações, percebo que os profissionais tem dificuldade de entenderem tais classificações. Culpa de quem? Não é hora de encontrarmos culpados, precisamos trabalhar para capacitar os profissionais e adotar padrões internacionais para direcionarmos as soluções desta problemática.
O esforço para quebrar esse atual paradigma, onde o mais importante é desenvolver o produto no tempo, no custo e escopo desejado está longe de termos uma solução de médio e longo prazo. Como somos imediatistas, focamos sempre no pronto atendimento do cliente, mas será que seu cliente sabe do risco que a área de TI corre quando deixamos de fazer algo importante que ele não enxerga e nem tentamos sensibilizá-los quanto ao risco que correm ao longo do tempo quando deixamos de executar um bom gerenciamento de requisitos.
Nunca é tarde para se pensar, o cliente satisfeito hoje pode não ser amanhã quando a sua equipe deixar o seu negócio. Quanto tempo leva para recuperar todo conhecimento implícito da solução que sua empresa construiu?

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