sábado, 16 de outubro de 2010

Participação em Redes Sociais

Nos dias de hoje, muito se fala em redes sociais e alguns até defendem que a verdadeira rede social é aquela que você participa ativamente com propostas que beneficiem a comunidade que está ao seu redor. Não existe uma participação em redes sociais somente através de uma rede virtual, pois muitas ações dependem de agrupamento de pessoas comprometidas para realização de algum objetivo.

 
Pensando nisto, comecei a fazer um retrospecto das minhas participações, seja somente como mais um envolvido no grupo social estabelecido e como um comprometido com os resultados do grupo na qual participo e já participei. Relato a seguir as participações em redes sociais presenciais, quanto a minha participação em redes virtuais não vou relatar aqui.
A minha jornada em redes sociais, começou logo após a minha formatura no curso de Administração de Empresas na UEL em 1.984. A primeira participação foi como conselheiro fiscal no ABRA (Associação Brasileira de Administração - 1985 a 1987) seccional Londrina, antes disso participava em grupos associativos com a finalidade de recreação. Já no período de vida acadêmica na qual estou desde 1.985, participei por duas vezes como delegado sindical no Sindicato dos Professores de Londrina (SINDPROL - 1986 a 1989) e por duas vezes participei como conselheiro fiscal no Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (SINPRO - 1999 a 2005).
Em paralelo a isso participei diretamente como Tesoureiro na ADETEC por duas vezes (nos anos de 2.001 a 2.005), na seqüência ainda na ADETEC participei como Conselheiro Empresarial da PLATIN por dois anos. A participação mais recente foi através de reuniões da Governança do APL de TI de Londrina e Região (2.006 a 2.008), ficando um ano afastado e com uma maior participação no final de 2.009 onde culminou no ano seguinte, mais precisamente no mês de maio/2.010, a maior responsabilidade que me foi atribuída pelos companheiros da Governança a presidência da Gestão 2.010/2.012. Juntamente com essa responsabilidade vieram algumas outras como a participação no Fórum Desenvolve Londrina, que é uma entidade que é portadora da Visão da Londrina do Futuro, onde devo ficar até o final da gestão. Diante desse compromisso assumido, muitas outras oportunidades de participação em redes sociais aparecem, mas não dá para participar de todas. Ainda bem, que os companheiros do APL compartilham conosco essas participações.
Não acabou ainda, uma das ações do APL foi a formação de uma associação que foi recentemente criada que é a CINTEC, nesta estou como Coordenador Geral e na seqüência para complementar a minha participação em redes sociais assumi a primeira tesouraria do Sindicato das Empresas de Informática do Norte do Paraná (SEINORP - Gestão 2.010/2.014).
Além dessas redes sociais com foco em negócios, participo ainda de associações filantrópicas como Loja Maçônica (desde 1.996) e de Rotary Club (desde 2.004).
Ao longo de minha trajetória de participação nestes diversos tipos de redes sociais o que posso relatar é que tenho aprendido muito, principalmente a conhecer um pouco mais as pessoas e a diversidade de comportamentos. Neste sentido, podemos classificar no mínimo dois tipos de pessoas participantes de redes, uma delas é as que querem subtrair algo para si, estas se não conseguirem realinhar as expectativas iniciais logo saem do grupo. O outro tipo é que realmente querem contribuir e não medem esforços para que as deliberações feita no grupo sejam realmente realizadas. Pode-se ter até um terceiro tipo, que são aquelas pessoas que querem estar no grupo, mas também não querem se movimentar para nada. Mas, neste caso é porque muitas vezes não colocam as suas ansiedades para o grupo e acabam não engajando nas diversas ações do grupo.
Muitas vezes temos a tendência de virarmos a costa para determinadas situações, pois não é exatamente o que gostaríamos estar fazendo. Neste sentido, o maior desafio de qualquer pessoa que participa de redes sociais é continuar a participar ainda mais, para expor as suas idéias e se o grupo entender pode até adotar as idéias. Precisamos entender que para um grupo crescer é necessário que tenha divergências de idéias e no debate destas divergências, sempre a decisão do grupo é muito mais sábia do que a decisão individual.
Enfim, estou muito entusiasmado com as atividades que venho desempenhando atualmente. Quem sabe daqui há algum tempo estarei dando um feedback a mais sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário